Revhead Awards 2013

Imagem

É com muito orgulho que lhes apresento a primeira edição do Revhead Awards, uma premiação que irá eleger os melhores carros lançados nesse ano em diferentes categorias. Os vencedores serão escolhidos por uma equipe de especialistas (eu) e os resultados serão publicados em Dezembro. As categorias e os nominados do Revhead Awards 2013 são:

Melhor carro com motor dianteiro aspirado, tração traseira e cambio manual

Essa é uma categoria que está cada vez com menos lançamentos por causa do downsizing e da popularização dos câmbios automatizados de dupla embreagem.

  • Chevrolet Corvette Stingray – A nova geração do esportivo de plástico não se rendeu ao downsizing e continua sendo empurrada por um V8 de 6,2 litros e recebeu uma transmissão manual de 7 marchas.
  • SRT Viper – O Viper é outro esportivo americano que continuou com a fórmula bem sucedida de seus antecessores, uma carroceria leve com um grande V10 de 8 litros e cambio manual de 6 marchas.
  • Chevrolet Camaro Z28 – O Z28 é o novo modelo de alto desempenho do Camaro, ele vem com o motor LS7, um small block de 7 litros, 505 cv e corte de giros a 7.000 rpm.
  • Holden Commodore (VF) – No SV6 ele vem com motor V6 3.6 de 284 cv, no SS e SS-V vem com um V8 de 6 litros e 365 cv e no HSV Clubsport ele vem com o V8 LS3 de 6,2 litros e 442 cv (462 cv com o kit SV Enhanced), é um dos últimos sedans familiares onde é possível sair da concessionária fazendo drift. E tem uma perua.

Melhor carro ecologicamente correto para entusiastas

Nem todas as pessoas que amam o meio ambiente e novas tecnologias querem dirigir um carro enfadonho como um Toyota Prius.

  • Tesla Model S – Um luxuoso hatchback de grande porte movido por um motor elétrico com potencia entre 306 cv e 421 cv e com autonomia que pode chegar a 500 km.
  • Cadillac ELR – O ELR é a versão luxuosa do Chevrolet Volt, ele é movido pelo mesmo motor elétrico de 183 cv do Chevy e que pode ter a autonomia extendida por um motor 1.4 turbo movido a gasolina responsável apenas para recarregar as baterias.
  • Ford Fusion Hybrid – O Ford Fusion foi um dos sedans familiares mais elogiados do ano pela imprensa e a sua versão híbrida mantem o bom comportamento dinâmico aliado com um baixo consumo de gasolina
  • BMW i3 – O inovador hatch da BMW usa um motor elétrico de 172 cv montado na traseira e oferece como opcional um motor de 2 cilindros e 647 cm³ para recarregar as baterias, como no Chevrolet Volt e no Cadillac ELR

Melhor carro do século passado fabricado atualmente

Alguns carros estão em linha a tanto tempo que já fazem parte da cultura do país onde são fabricados.

  • Lada Niva – Lançado em 1977, o Niva é um valente jipe russo equipado com um motor 1.7 a gasolina de 81 cv. Tentaram substituir ele no final dos anos 90 mas o Niva continua firme e forte, em breve ele será atualizado e ganhará freios ABS.
  • UAZ Hunter – O Hunter é outro jipe russo, ele foi lançado em 1973 para substituir o GAZ-69. O Hunter é chamado de Jeep Willys soviético.
  • Hindustan Ambassador – A história do Ambassador começa em 1953 com o lançamento do Morris Oxford III na Inglaterra, em 1958 ele começou a ser fabricado na Índia pela Hindustan Motors e continua em produção desde então. Atualmente ele vem com motores a diesel e a gasolina da Isuzu.
  • Fiat Mille – A botinha ortopédica foi lançada em 1983 na Itália e no ano seguinte começou a ser feito no Brasil, ele já foi o carro mais rápido do país (modelo 1.4 Turbo de 1994) e atualmente é o carro mais barato do Brasil, em breve será aponsentado por não poder vir com air bags, item que será obrigatório a partir de 2014.
  • Morgan 4/4 – Esse é o mais velho do grupo, o Morgan 4/4 é fabricado desde 1936, sua produção só foi interrompida durante a 2 ª Guerra Mundial. Os primeiros usavam um motor de 34 cv e o modelo atual usa o 1.6 Sigma da Ford de 111 cv.
  • Toyota Crown Comfort – O famoso táxi japonês é basicamente o mesmo carro desde 1995 e pode vir com algumas opções interessantes, como alavanca de cambio na coluna de direção e abertura e fechamento das portas traseiras comandados por uma alavanca posicionada ao lado do banco do motorista.
  • Nissan Cedric – Assim como o Toyota Crown Comfort, o Cedric é um sedan japonês de tração traseira usado como táxi e carro de polícia, ele é uma versão simplificada do Cedric Y31 lançado em 1987.
  • Mercedes-Benz Classe G – O G-Wagen foi criado no início dos anos 70 para ser um veículo militar e foi lançado no mercado civil em 1979. Ele já serviu como papamóvel e é um dos carros favoritos das celebridades, mesmo usando mecânica moderna ele continua valente e resistente como um tanque de guerra, um tanque com interior de carro de luxo.
  • Iran Khodro Pars – O Pars é basicamente um Peugeot 405 fabricado no Irã, o 405 foi lançado na França em 1987 e em 1999 começou a ser feito no oriente médio, ele pode vir com um motor 1.8 8 válvulas de 101 cv ou um 1.8 16 válvulas de 110 cv.

Melhor carro considerado como o messias do prazer ao dirigir

Dizem que o prazer ao dirigir está sumindo dos carros atuais por causa do excesso de controles eletrônicos e de equipamentos de segurança, mas sempre tem algum fabricante lançado um carro que vai fazer os bons tempos voltarem

  • Alfa Romeo 4C – O 4C é um esportivo muito leve com motor central que além de ser considerado como salvador do prazer ao dirigir, é o salvado da Alfa Romeo, que não está numa faze boa e fabrica apenas dois hatchbacks derivados de Fiats.
  • BMW Série 2 – O coupé do Série 1 segue a mesma fórmula do Neue Klasse dos anos 70, é leve, compacto e tem tração traseira.
  • Porsche Cayman – O Cayman é considerado por muitos como o melhor chassi que a Porsche tem atualmente, só não usa motores mais potentes para não roubar o posto do 911.
  • Jaguar F-Type – É a volta dos roadsters da Jaguar, uma linhagem que já foi representada pelo XK120 e pelo E-Type e ficou esquecida por muito tempo.

Melhor supercarro híbrido

Essa é uma categoria nova de esportivos que parece promissora, a tecnologia hibrida pode melhorar o desempenho dos carro e baixar o consumo

  • Ferrari LaFerrari – Por trás do nome bobo existe um V12 de 6,3 litros que produz 800 cv a 9.000 rpm e é auxiliado por um motor elétrico de 163 cv que funciona como o KERS da Fórmula 1, dando uma força extra para o carro quando necessário. Além disso, a LaFerrari usa flaps móveis para gerar mais downforce ou diminuir o arrasto dependendo da situação.
  • McLaren P1 – Aon contrário do concorrente italiano, o P1 é um híbrido à moda antiga e pode rodar com o motor elétrico, o motor a gasolina ou ambos. O motor a combustão é uma versão mais potente do V8 3.8 bi-turbo do MP4-12C, que produz 737 cv e é auxiliado por um motor elétrico de 178 cv.
  • Porsche 918 Spyder – O 918 é um híbrido, como o P1. Ele usa dois motores elétricos, um para as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras, que juntos produzem 282 cv, o motor a gasolina é um V8 de 4,6 litros que gera 616 cv. No início de Setembro o 918 marcou um tempos espantoso em Nürburgring, 6:57 minutos.

Pior acessório ou opcional

As vezes os fabricantes oferecem itens sem sentido ou com pouca utilidade como opcional

  • Pino de porta AMG – Na lista de opcionais do Mercedes CLA tem pinos da trava das portas feitos de alumínio e com o logo da AMG
  • Qualquer coisa em couro da Porsche – A Porsche oferece várias partes do interior de seus carros forrados e não estou falando dos bancos ou dos painéis de porta, você pode pedir por quebra-sol, retrovisor interno, aletas das saídas de ventilação, tampa da caixa de fusíveis, soleiras, borda dos tapetes, capa da coluna de direção, moldura da central multimídia e até mesmo a cobertura do porta malas podem ser forradas com couro. Imagina como isso tudo vai ficar daqui uns anos se não for hidratado.
  • Porta-copos em fibra de carbono da Ferrari F12 – Por apenas 8 mil Dólares você pode ter porta-copos feitos de fibra de carbono em sua Ferrari. O mais estranho é ter porta-copos numa Ferrari.
  • Teto Starlight da Rolls-Royce – O teto Starlight é um painel negro com várias luzes para simular um céu estrelado no teto do seu Rolls-Royce. Acho que já vi algo parecido num carro que apareceu no Pimp My Ride.

Melhor carro de fuga para um assalto a um banco

Um bom carro de fuga precisa ter espaço para os seus comparsas, um amplo porta-malas para colocar o dinheiro roubado e um motor potente para despistar a polícia.

  • HSV GTS (VF) – A nova geração do HSV GTS vem com o motor LSA do Cadillac CTS-V, um V8 6.2 com supercharger que produz 571 cv e tem uma aparência bastante discreta quando não é pintado em cores berrantes como vermelho ou amarelo.
  • Cadillac CTS V-Sport – A General Motors estreou o seu novo V6 3.6 bi-turbo de 425 cv no CTS V-Sport, além do motor forte ele tem um chassi muito bem acertado, melhor até do que muitos carros europeus.
  • Jaguar XFR-S – A versão super esportiva do XF vem equipada com a variação mais potente do V8 de 5 litros da Jaguar equipado com um compressor mecânico, que produz 550 cv.
  • Lexus GS350 F-Sport – O GS é o menos potente dessa categoria e o mais lento em linha reta, o seu V6 3.5 produz apenas 309 cv, mas a dirigibilidade excepcional e a agilidade do modelo F-Sport ajuda na fuga se o trajeto tiver muitas curvas, além de ser bastante discreto, afinal, quem desconfiaria de um Lexus?
  • Audi RS6 Avant – Não podia faltar uma super perua da Audi numa categoria que presa por carros rápidos, espaçosos e discretos, a nova geração da RS6 Avant vem com o novo motor V8 de 4 litros bi-turbo e 580 cv, além de ser o mais potente, ela é a única a vir com tração integral, para fugas em vias molhadas ou cobertas de neve.

Melhor carro pra quem não gosta de carro

Algumas pessoas apenas querem um carro apenas pra ir do ponto A ao ponto B, potencia, torque e suspensão firme significam nada pra elas.

  • Toyota Corolla – A nova geração do Corolla é mais do mesmo, é um sedan eficiente e econômico que te leva de um lugar para o outro sem envolvimento emocional, a nova transmissão CVT ajuda a diminuir esse envolvimento.
  • Honda Fit – O Fit sempre foi um carrinho versátil, econômico, fácil de estacionar e até gostoso de dirigir, a nova geração dele apenas reforçou essas características.
  • Nissan Sentra – O caso do Nissan Sentra é bastante parecido com o do Corolla, mas ele vem com motor mais potente e com interior mais luxuoso.
  • Dacia Logan –  O Dacia Logan nasceu para ser o carro mais barato da Europa, era considerado como um eltrodoméstico com rodas, a nova geração dele continua sendo um carro de baixo custo mas agora ficou mais bonito e bem acabado, afinal, pessoas que não gostam de dirigir não precisam se locomover em um carro que parece ter sido desenhado por uma calculadora.

Carro que saiu de linha em 2013 e vai deixar saudades

Nem tudo que é bom dura pra sempre

  • Lexus LFA – O superesportivo japonês hi-tech criado para mostrar o melhor que a engenharia japonesa podia fazer não durou muito tempo nem gerou lucros para o fabricante, mas cumpriu a sua missão com louvor.
  • Porsche 997 – Sempre que uma nova geração do 911 é lançada os puristas reclamam e dizem que a que saiu de linha foi melhor.
  • Volkswagen Kombi – Pode não ser moderna ou segura, mas a Kombi era a melhor opção para quem precisava de um veículo de carga barato, com manutenção simples e que consegue carregar o seu próprio peso, vans chineses como a Chana tentam roubar o posto da Kombi, mas os feirantes continuam fiéis à velha senhora.

Melhor som

Existem carros onde o rádio só serve como lastro. Não vamos perder tempo com descrições, apenas ouçam o que eles tem a dizer.

Melhor hot hatch

Se existe uma categoria de carros que deixa os entusiastas enlouquecidos é essa, todos piram com um carro compacto com motor potente e devorador de curvas

  • Peugeot 208 GTi – A versão apimentada do 208 vem com o famoso motor 1.6 turbo “Prince” de 200 cv desenvolvido em conjunto com a BMW.
  • VW Golf GTi VII – O Golf GTi foi o criador desse categoria e a nova versão dele vem com motor 2.0 turbo de 220 cv (230 cv com o performance pack) e cambio manual ou automatizado de dupla embreagem, ambos de 6 marchas.
  • Ford Fiesta ST – Motor 1.6 turbo de 199 cv, cambio manual de 6 marchas… mesma receita do 208 GTi, mas preparada de um jeito diferente.
  • Mercedes-Benz A45 AMG – O motor 4 cilindros 2 litros do A45 AMG é o motor com a maior potência específica fabricado atualmente, ele produz 360 cv, toda essa força é distribuida para as 4 rodas pelo sistema de tração integral 4MATIC.

SUV do ano

Utilitários esportivos não são o tipo de carro favorito dos entusiastas, são grandes, pesados e não tem boa estabilidade em curvas, mas para quem gosta de andar na lama ou precisa de rebocar coisas eles são uma boa pedida

  • Land Rover Range Rover Vogue – A nova geração do pioneiro dos SUV de luxo chegou com mais luxo e peso rudizido para melhorar o desempenho e diminuir o consumo. É um Rolls-Royce que pode ser usado para atravessar a África.
  • Land Rover Range Rover Sport – Assim como o irmão maior, o novo Range Rover Sport ficou mais leve e teve o chassi ajustado para fazer o “Sport” do nome ter sentido.
  • Mercedes-Benz Classe G – O tanque de guerra da Mercedes foi mais uma vez atualizado, mas por baixo do interior luxuoso continua sendo o bom e velho veículo militar que sempre foi.
  • BMW X5 – Não houveram grandes revoluções na nova geração do X5, a mecânica permaneceu a mesma e a carroceria cresceu um pouco.
  • Chevrolet Tahoe/Suburban – A tão aguardada evolução dos grandes utilitários da GM finalmente chegou, o estilo continua quadrado e lembra bastante as gerações anteriores e a mecânica continua simples e confiável.
  • Cadillac Escalade – É o que foi dito acima com mais cromados.

Melhor carro super luxuoso para árabes endinheirados

Árabes gostam de muito luxo e as vezes isso extrapola o bom gosto ou o bom senso

  • Mercedes-Benz Classe S – O Classe S sempre foi a referência em luxo e segurança e a nova geração tem tudo para continuar com essa tradição.
  • Land Rover Range Rover Vogue – Conforme já foi dito, é o Rolls-Royce da lama.
  • Rolls Royce Wraith – O Wraith é um coupé derivado do Ghost, um Rolls feito para ser dirigido pelo dono

Surpresa positiva do ano

Quais carros nos surpreenderam positivamente nesse ano

  • Caillac CTS – O antigo slogan da Cadillac “Standard of the world” nunca fez tanto sentido, o novo CTS tem cambio automático de 8 marchas, motor V6 bi-turbo e faz curvas melhor do que muitos carros europeus.
  • Lexus GS – Assim como o CTS, o GS é um carro que sempre teve fama de ser conservador e na nova geração virou um devorador de curvas.
  • Land Rover Range Rover Sport – O antigo Range Rover Sport era um utilitário luxuoso e pesado mas não muito esportivo, o novo ficou leve e esportivo.
  • Jaguar F-Type – O espírito do E-Type voltou a Coventry.
  • Alfa Romeo 4C – Os entusiastas já estavam perdendo as esperanças com a Alfa, mas o 4c mostrou que a marca ainda está viva.
  • Chevrolet Corvette Stingray – O estilo dele é muito diferente do que era visto nos Vettes anteriores, mas continua com cara e alma de Corvette.

Surpresa negativa do ano

E quais carros nos surpreenderam negativamente nesse ano

  • Toyota Corolla – Depois do lançamento do 86 parecia que a Toyota voltaria a fazer carros divertidos, mas o novo Corolla continua tão enfadonho quanto o modelo anterior e agora tem opção de Cambio CVT para ficar ainda mais sem graça.
  • Jeep Cherokee – O Cherokee lançado em 1984 era um utilitário valente e robusto, o novo é um hatch que tomou fermento.

Lançamento Mais importante do Brasil

O mercado automotivo brasileiro nem sempre está alinhado com o internacional e o nosso mercado tem algumas peculiaridades (motor flex, preconceito contra o turbo, “status” vir antes da segurança…). Qual carro lançado no Brasil em 2013 abalou mais o nosso peculiar mercado?

  • Volkswagen Golf VII – Depois de 14 anos fabricando o Golf IV, a VW finalmente voltou a deixar o Golf brasileiro alinhado com o europeu, ele vem com motor 1.4 turbo de 140 cv, o cambio pode ser manual de 6 marchas ou DSG de 7 marchas. Por enquanto ele é importado da Alemanha, mas a produção nacional já foi anunciada e vai começar em 2015
  • Ford Focus – A 3ª geração do Focus chegou um pouco atrasada mas veio com uma grande inovação: injeção direta de combustível, o motor Duratech de 2 litros agora produz 180 cv.
  • Volkswagen Fox Bluemotion – O Fox Bluemotion é o primeiro VW brasileiro a vir com o novo motor 1.0 de 3 cilindros de alumínio, motor que em breve será usado pelo resto da linha de compactos da marca.
  • BMW 320i Active Flex – É o primeiro carro flex com motor turbo do Brasil, o turbo compensa a taxa de compressão que nunca é ideal para gasolina ou etanol.

Carro do ano

Essa categoria irá premiar o lançamento mais importante e/ou surpreendente do ano ________________________________________________________________________________________

P.S. Como o ano ainda não terminou e ainda pode ocorrer alguns lançamentos, a lista de nominados não é definitiva.

P.S.² A foto de abertura é provisória, nossa equipe criativa está trabalhando em um troféu para o Revhead Awards e em um logo para o blog.

Anúncios

2 comentários sobre “Revhead Awards 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s