Revhead no Salão do Automóvel parte 1: Os lançamentos nacionais

Salão1

O evento mais importante para a indústria automotiva brasileira é o Salão de São Paulo, os fabricantes usam o evento para mostrar os seus principais lançamentos. O Revhead não poderia ficar de fora, esse jornalista que vos fala foi para a terra do guaraná Dolly com uma câmera e um bloco de anotações. Confira hoje os principais lançamentos nacionais.

BMW
A fábrica de Araquari (SC) já está em funcionamento produzindo os sedans, 316i, 320i ActiveFlex e 328i e em breve começará a fabricar a perua alta X1. No Salão estava exposto o primeiro 328i fabricado no Brasil, com a carroceria toda assinada pelos funcionários da fábrica.

Chevrolet
A Chevrolet foi modesta em seus lançamentos. Começando pela S10 High Country, novo modelo topo de linha com nomenclatura usada na Silverado norte-americana. Outra novidade foi a Spin Activ, versão aventureira da minivan-capivara. Por incrível que pareça, os plásticos nos pára-choques e pára-lamas deixaram o design mais agradável, mas o estepe pendurado na traseira é dispensável. A última novidade da GM foi o Cruze com frente reestilizada, mas não foi dessa vez que o motor 1,4 turbo veio.

Citroen
O inovador fabricante francês levou para o salão a sua linha atual, C3, Aircross e C4 Lounge. A grande novidade foi o motor 1,6 THP Flex, que agora produz 173 cv com etanol. Uma boa notícia nesses tempos de gasolina com 25% de álcool.

Motor THP Flex

Fiat
Nesse Salão o atual líder do mercado não trouxe lançamentos, apenas uma renovação da sua bem sucedida linha atual. O compacto Uno recebeu alterações leves na dianteira, cambio robotizado Dualogic operado por botões (como nas Ferraris ou no Plymouth Fury de 1957), sistema Star-Stop, teto solar e um painel redesenhado mais bonito e mais bem acabado do que o anterior. O Uno também foi o garoto propaganda dos acessórios Mopar. A outra novidade nacional foi o Bravo com dianteira redesenhada, que será lançado apenas em 2015 (será que a Fiat está aguardando o BBB?).

Ford
A estrela do stand da Ford foi o novo Ka e o sedan Ka+, que chegam no mercado bem equipados e com o novo motor 3 cilindros de 1 litro, que produz 85 cv, o mais potente da categoria.

Honda
A Honda apresentou o crossover urbano HR-V, que começará a ser fabricado em Sumaré no ano que vem. Ele virá equipado com o motor 1,8 do Civic e irá concorrer com o EcoSport.

Jeep
O Renegade, segundo Jeep nacional (na esqueçam do Jeep Willys), será feito na nova fábrica da Fiat em Goiana (PE). Assim como o HR-V, ele tem a missão de destronar o EcoSport, para isso ele virá com boa capacidade para o fora de estrada, afinal, é um Jeep, opção de motor turbo-diesel e cambio automático de 6 ou 9 marchas. O outro motor disponível será o já conhecido 1,8 E.Torq flex.

Peugeot

A única novidade da Peugeot foi o crossover urbano 2008, mais um concorrente para o EcoSport. Derivado do hatch 208, o 2008 virá com os já conhecidos motores 1,6 e 2 litros flex e não terá opção de tração integral.

Peugeot 2008

Renault

O stand da Renault estava ao som de Ricky Martin (insira sua piada com carros franceses aqui) e repleto de carros elétricos e conceitos, mas de novidade que você encontrará nas concessionárias só o novo Fluence. O sedan médio recebeu um face lift leve para se adequar à nova linguagem de estilo da marca francesa e perder a cara coreana do Samsung SM3. Infelizmente o Fluence GT com motor turbinado e cambio manual de 6 marchas não sobreviveu à reforma.

Renault Fluence

Suzuki
A Suzuki mostrou o seu único carro nacional, o jipe Jimny em diferentes cores e até em versão de corrida. Por enquanto não existe planos de fabricar outros carros no país.

Toyota
O maior fabricante do mundo foi ao Salão com diferentes versões do Etios, do Corolla (incluindo um personalizado pelo estilista Alexandre Herchcovitch) e da Hilux. No stand da revista Quatro Rodas estava o Etios da frota de longa duração desmontado após rodar 60 mil quilômetros. O estado das peças comprova a fama do fabricante de fazer carros resistentes.

Troller
O único fabricante brasileiro levou o novo jipe T4 em várias roupagens diferentes. Por dentro ele está mais bem acabado e a mecânica vem da Ranger.

Volkswagen
A principal novidade da VW foram novas versões do novo Fox, o CrossFox, o BlueMotion e o conceito Pepper, que pode ou não começar a ser vendido em 2015. Também foi apresentado o Up! Cross

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s