Revhead no Salão do Automóvel parte 2: Los gringos e conceitos

aaaa teste0137

 

Na primeira parte da nossa cobertura do Salão de São Paulo vocês viram os carros apresentados, hoje é a vez dos importados e dos conceitos  que antecipam alguns lançamentos próximos.

Audi
A Audi levou o seu habitual exército de clones em diferentes tamanhos e carrocerias. Dentre eles se destacaram o novo TT, a super perua RS6 Avant e o A3 e-tron, versão hibrida do hatch médio que chega aqui em 2015. Também esteve presente duas versões do Urban Concept e o R18 e-tron Quattro que correu em Le Mans

BMW
A estrela do stand da Bayerische Motoren Werke foi o novo M4, o substituto do M3 vem com um 6 em linha turbinado que produz 440 cv. No Brasil ele será vendido apenas com a transmissão robotizada M-DCT de 7 marchas. A minivan Active Tourer, o primeiro BMW de tração dianteira, o M235i e os elétricos i3 e i8 também foram exposto. A BMW Motorrad também esteve presente com a R nineT, esportiva que celebra os 90 anos da marca

Chevrolet
Isolado no segundo piso do stand estava o novo Corvette Stingray junto de um Corvette 1951. Já no primeiro piso, perto do Celta e do Classic estava o Camaro Z28, versão hardcore do muscle car, equipado com motor LS7 e feito para dar trabalho para esportivos europeus que custam o dobro. Mas a verdadeira estrela da Chevrolet no Salão foi o conceito Onix Track Day. A engenharia da GMB colocou o motor EcoTec 1.8 do Cruze, com melhorias na admissão e no escape, no cofre do compacto que pesa 1 tonelada. Por dentro o Onix recebeu bancos concha, cintos de 4 pontos, vários apliques amarelos e volante com aro mais grosso. As alterações externas são funcionais, como o gancho para reboque na dianteira, o aerofólio inspirado nos carros do WRC e as rodas inspiradas na Volk TE37, sem contar com mais apliques amarelos e a listra preta no capô. Infelizmente não há planos do Onix Track Day entrar em produção.

Chrysler/Dodge/Jeep
O terceiro maior fabricante dos EUA não apresentou novidades, apenas mostrou a linha atual.

Citroen
A mais maluca das francesas deu destaque para a linha DS, com um DS5 exposto sob um lustre antigo e a versão conversível do DS3. A nova geração da C4 Picasso foi apresentada, sendo prevista para começar a ser vendida aqui em 2015. No fundo do stand estava o conceito Cactus, um crossover feito para os centros urbanos, com bolsas infláveis de borrachas nos cantos da carroceria e na lateral para evitar arranhões.

Fiat
O carro mais aguardado no país pra quem gosta de hot hatches foi levado pela Fiat: O 500 Abarth. Essa pulga atômica de 160 cv já está a venda por R$ 79.000. A versão elétrica do 500 que da prejuízo para o fabricante a cada unidade vendida foi exposto mas não será vendido aqui. Como a Via Itália, representante da Ferrari no Brasil, não quis participar do Salão, a própria Fiat expôs a nova 458 Speciale e o Maserati Quattroporte. O Centro Estilo Fiat America Latina criou o Concept Coupé, que prevê a nova picape média da Fiat.

Ford
MUSTANG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A sexta geração do Mustang foi exposta, foram levados um coupé e um conversível, ambos com motor V8 de 5 litros. Eles estavam juntos de um Mustang GT 1967. A Ford também levou a nova geração do Edge, mas o Mustang estava mais interessante.

Honda
O Civic Si está de volta, dessa vez ele será importado de Alliston, Canadá. O motor agora é o K24 de 206 cv a 7.000 rpm e 24 kgf·m. O Civic Si será vendido apenas como coupé e equipado com cambio manual de 6 marchas. A versão conceitual do novo NSX foi levado para demonstrar a nova tecnologia hibrida da Honda.

Jaguar e Land Rover
Está chegando ao Brasil o XE, o menor sedan da Jaguar que vem pra concorrer com o BMW Série 3. Na Land Rover a novidade era o novo Discovery Sport e o Range Rover Sport SVR, sendo esse último o utilitário esportivo mais rápido do mundo

Lexus
A Lexus volta para o Brasil com plano de tomar uma parte maior do mercado de carros de luxo. A novidade no stand era o coupé RC350, que vem para competir com o BMW 435i e Audi A5.

Oh  lord won’t you buy me a Mercedes-Benz
De microcarro elétrico a jipe militar com motor de esportivo, o stand da Mercedes-Benz era um dos mais variados do Salão. O microcarro em questão é o smart eletric drive, que veio apenas para mostrar a tecnologia não será vendido no país. A nova geração do Classe C veio como sedan e perua. O esportivo AMG GT, o coupé S63 AMG, o hatch A45AMG e o jipe G63 AMG vieram representar a divisão de alto desempenho da marca.

Mini
A nova geração do Mini está maior do que nunca e agora pode vir com 4 portas. Os já vendidos aqui Countryman e Paceman foram levados, além do Mini que competiu no Rally Dakar .

Mitsubishi
O Lancer Evolution está a beira da morte, a MMC do Brasil levou para o Salão a edição de despedida preparada por John Easton. O SUV Concept GC-PHEV adianta vários elementos de estilo que estarão presentes no próximo Pajero.

Nissan
Desenvolvido no Brasil, o Nissan Kicks é a prévia do utilitário que será feito aqui para competir com o Ford EcoSport e o Renault Duster. A mais recente atualização do GT-R também veio, mas o fabricante ainda não tem planos de vender o esportivo oficialmente no Brasil.

Peugeot
A PSA do Brasil fez um 208 com fibras naturais no interior, pintura feita de barro e carroceria de fibra de carbono

Porsche
Uma das maiores estrelas do Salão foi o Prsche 918 Spyder, vendeor do Revhead Awards 2013 na categoria Melhor Supercarro Híbrido. Outras novidades da Porsche foram o novo 911 Targa, o Panamera Hybrid e o 919 Hybrid LeMans.

Renault
O fabricante francês pretende vender o Mégane RS aqui em 2015. O hatchback mais rápido do mundo chegará na faixa de preço do Golf GTI. Assim como a Fiat, a Renault levou um conceito que antecipa a sua futura piapce: o Duster Oroch.

Subaru
Além da sua linha atual, a Subaru trouxe os novos WRX e WRX STI, que agora só vem como sedan. O WRX poderá vir com cambio CVT opcional, enquanto o STI só estará disponível com cambio manual de 6 marchas.

Suzuki
O hot hatch Swift Sport foi exposto em versões de rua e de pista, a Suzuki planeja começar uma categoria monomarca com o compacto.

Toyota
Passei por uma situação curiosa no stand da Toyota: fui entrar no novo Camry para fotografar o interior e lá estavam três idosos, a Toyota ainda não conseguiu se livrar do estigma de carro de velho. Além do Camry a Toyota trouxe o Prius, o FCV Concept e o esportivo FT-1.

Volkswagen
A VW trouxe a perua Golf Variant para analisar a recepção do públio, já o Golf GTE, versão esportiva híbrida do Golf, veio apenas a passeio. O conceito E-Troc antecipa o estilo dos próximos crossovers da marca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s