Revhead Awards 2014

pewter-finish-piston-trophy2

2014 terminou e com isso vem mais uma edição do Revhead Awards, premiando os melhores e piores carros de 2014. E um de 1979.

Melhor carro com motor dianteiro aspirado, tração traseira e cambio manual
A sexta geração do Mustang vem melhor do que nunca e pronta para conquistar o mundo. O modelo GT vem com o conhecido V8 Coyote de 5 litros e 441 cv, o cambio usa a caixa Getrag MT82 de 6 marchas. O novo Mustang também pode vir com o motor 2,3 turbo EcoBoost ou com cambio automático, mas isso não interessa agora.

Melhor carro ecologicamente correto para entusiastas
O esportivo híbrido da BMW é uma prévia dos esportivos do futuro e mostra que o futuro não será tão chato quanto o Google quer que seja. A carroceria e o chassi do i8 usam fibra de carbono para manter o peso baixo (1.485 kg), o motor elétrico produz 131 cv e o motor a combustão é o 3 cilindros, 1,5 de 231 cv do novo Mini Cooper. Esse promete ser um esportivo que também pode ser usado como um carro normal diariamente.

bmw_i8_12

Melhor carro do século passado fabricado atualmente
O G-Wagen da Mercedes-Benz foi criado para ser um veículo militar, mas também foi vendido para civis. Atualmente a Mercedes fabrica duas variações dele: o W461 e o W463. O primeiro é conhecido como Professional e é basicamente o modelo original de 1979, muito procurado por jipeiros e frotistas. Já o W463 é uma versão mais luxuosa comumente usada por rappers, milionários árabes e mamães ricas dos subúrbios americanos. O escolhido para levar o premio foi o Professional por manter a proposta original do G-Wagen.

autowp.ru_mercedes-benz_g_300_cdi_professional_9

Melhor carro considerado como o messias do prazer ao dirigir

O novo Mini ficou um pouco maior que o anterior, mas promete ser melhor de dirigir do que antes. Além disso todos gostam de dirigir um bom hatchback.

mini_hatch_2

Pior acessório ou opcional
Motores 6 cilindros em linha tem naturalmente um belo ronco, a BMW não precisava simular o som do motor do M4. É possível desativar isso puxando um fusível, mas seria mais simples se o fabricante usasse menos material fonoabsorvente e um escape mais barulhento, afinal, o M4 é um esportivo e não um sedan para velinhos.

 

Melhor carro de fuga para um assalto a um banco
Para ser bem sucedido no assalto você vai precisar de espaço para os capangas e suas armas, espaço para o dinheiro e bom desempenho. O Charger SRT Hellcat oferece tudo isso, com 717 cv será moleza despistar a polícia. Mas faça isso em menos de 13 minutos pois essa é a autonomia do Hellcat em aceleração plena.

Pelo visto o departamento de publicidade da Dodge concorda comigo

Pelo visto o departamento de publicidade da Dodge concorda comigo

Melhor carro pra quem não gosta de carro
O Citroen C4 Cactus tem tudo que uma pessoa que não gosta de dirigir pode querer: não é grande, vem cheio de gadgets modernos, é econômico, prático e tem esses Airbumps nas laterais para evitar arranhões no seu e nos outros carros. Para quem precisa de um carro mas não gosta de ter um, o Cactus é uma ótima opção e pode até despertar um interesse por carros na pessoa.

citroen_c4_cactus_uk-spec_15

Carro que saiu de linha em 2014 e vai deixar saudades
Era para o SLS AMG levar o premio aqui, mas o C63 AMG também saiu de linha e ambos foram os últimos carros a usar o motor M156 da AMG, por isso teremos dois vencedores nessa categoria. O M156 foi o primeiro motor inteiramente desenvolvido pela AMG e desloca 6,2 litros (o emblema 6.3 é uma homenagem ao motor M100 dos anos 60), sua potencia varia entre 503 cv e 631 cv, dependendo da aplicação. O ronco desse V8 aspirado pode ser considerado como um dos melhores já feitos.

Mercedes-Benz; SLS AMG Safety Car; 2013

Melhor som
O Hellcat levou essa

Melhor hot hatch
O Seat Leon Cupra 280 é um primo mais barato e mais potente do Golf GTi, o motor é um 2 litros turbinado que produz 280 cv e coloca o Cupra entre os carros de tração dianteira mais rápido de Nurburgring.

seat_leon_cupra_280_uk-spec_2

SUV do ano
Não é bem um SUV, é um jipe. O Troller T4 é um projeto brasileiro, apesar do motor de Ranger, e junto do Jeep Wrangler, o Land Rover Defender e do Lada Niva ele é um dos últimos carros focado no fora de estrada. Vida longa ao valente jipe nacional de fibra!

troller_t4_9

Melhor carro super luxuoso para árabes endinheirados
537 cv, 112 kgf·m e 305 km/h num carro de 2.684 kg. Números superlativos sempre agradam gente rica e o Bentley Mulsanne Speed é dono desses. Um sedan ultra luxuoso que consegue ser rápido como esportivos mais leves é algo notável.

Você consegue imaginar que isso atinga 305 km/h?

Você consegue imaginar que isso atinga 305 km/h?

Surpresa positiva do ano
Motor dianteiro transversal e tração dianteira é a configuração predominante entre os carros compactos atualmente. Mas nesse ano a Renault inovou lançando um novo Twingo com motor e tração traseiros, como nos antigos Gordini e Dauphine. Esse layout permite um aproveitamento mais inteligente do espaço na cabine, ajuda a arrancada em subidas, aumenta o ângulo de esterçamento das rodas e deve deixar o carro mais divertido de guiar. A plataforma do Twingo é compartilhada com a nova geração do smart fortwo.

renault_twingo_18

Surpresa negativa do ano
Já era de se esperar que o Mini ficasse um pouco maior e mais pesado, mas um Mini que 4 portas não faz sentido. As portas extras facilitam a entrada num banco apertado recomendado apenas para crianças, praticidade nunca foi o ponto forte do Mini moderno e isso era bom pra ele.

Já entrei por essa porta traseira, ela da passagem para um dos bancos mais apertados que já vi

Já entrei por essa porta traseira, ela da passagem para um dos bancos mais apertados que já vi

Lançamento Mais importante do Brasil
Mais uma vez um compacto levará o troféu aqui. Dessa vez foi o novo Ford Ka, o popular foi desenvolvido no Brasil pensado para o nosso mercado, com espaço interno adequado para 4 adultos, 4 portas, versão sedan e vem bem equipado de série. O Ka estréia no Brasil o novo motor de 1 litro e 3 cilindros da Ford, que produz 85 cv, a outra opção é o 1,5 de 111 cv já usado no Fiesta.

ford_ka_br-spec_11

Bem acabado, bem equipado, moderno, anda bem e é econômico. O consumidor só tem que comemorar com o novo Ka

Carro usado do ano
Como não tivemos supercarros híbridos lançados em 2014, criei essa categoria nova para premiar o carro que é a melhor opção de carro usado no momento. E o primeiro vencedor dela é o Chevrolet Astra. O carro médio da GM que veio para substituir o Kadett começou a ser feito no Brasil em 1999 e saiu de linha em 2011, durante esse tempo o único motor usado foi o tradicional Família II em versões de 1,8 litros 8 válvulas, 2 litros 8 válvulas e 2 litros 16 válvulas (cabeçote feito pela Lotus, por sinal), o cambio é manual de 5 marchas (caixa Getrag F18 ou F22 nos 16v) ou automático de 4 (caixa Aisin) e a carroceria pode ser hatchback de 2 ou 4 portas ou sedan de 4 portas. O Astra foi um carro que fez sucesso pela manutenção simples e bom desempenho, as versões mais interessantes são a CD com motor 16 válvulas, o esportivo GSI e luxuoso Elite. O preço varia entre R$ 12 mil (GL 1,8 1999) e R$ 30 mil (Advantage 2011), atenção com os primeiros GL, pois equipamentos triviais num carro médio como direção hidráulica e ar condicionado eram opcionais.

Conte com ele sim

Conte com ele sim

Carro do ano
E o prêmio mais disputado do ano vai para o… Dodge Challenger SRT Hellcat! O muscle car de 1.900 kg com motor Hemi de 717 cv e cambio manual de 6 marchas foi o carro mais inesperado de 2014 e certamente o mais radical. Ninguém precisa de um carro de 717 cv, mas a existência de um carro assim faz do mundo um lugar melhor, principalmente agora na era do politicamente e ecologicamente correto.

Nesse ano a resposta sempre foi Hellcat

Nesse ano a resposta sempre foi Hellcat

Anúncios

Um comentário sobre “Revhead Awards 2014

  1. Como tu sabes, tenho uma preferência gigante por carros européiticos, mas o Hellcat merece a taça com louvor.
    Num mundo minado por carros “verdes”, telas táteis cada vez maiores e tudo cada vez mais asséptico, o gato do inferno é um sopro de liberdade e ousadia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s