2014 terminou e com isso vem mais uma edição do Revhead Awards, premiando os melhores e piores carros de 2014. E um de 1979.
Melhor carro com motor dianteiro aspirado, tração traseira e cambio manual
A sexta geração do Mustang vem melhor do que nunca e pronta para conquistar o mundo. O modelo GT vem com o conhecido V8 Coyote de 5 litros e 441 cv, o cambio usa a caixa Getrag MT82 de 6 marchas. O novo Mustang também pode vir com o motor 2,3 turbo EcoBoost ou com cambio automático, mas isso não interessa agora.
Melhor carro ecologicamente correto para entusiastas
O esportivo híbrido da BMW é uma prévia dos esportivos do futuro e mostra que o futuro não será tão chato quanto o Google quer que seja. A carroceria e o chassi do i8 usam fibra de carbono para manter o peso baixo (1.485 kg), o motor elétrico produz 131 cv e o motor a combustão é o 3 cilindros, 1,5 de 231 cv do novo Mini Cooper. Esse promete ser um esportivo que também pode ser usado como um carro normal diariamente.
Melhor carro do século passado fabricado atualmente
O G-Wagen da Mercedes-Benz foi criado para ser um veículo militar, mas também foi vendido para civis. Atualmente a Mercedes fabrica duas variações dele: o W461 e o W463. O primeiro é conhecido como Professional e é basicamente o modelo original de 1979, muito procurado por jipeiros e frotistas. Já o W463 é uma versão mais luxuosa comumente usada por rappers, milionários árabes e mamães ricas dos subúrbios americanos. O escolhido para levar o premio foi o Professional por manter a proposta original do G-Wagen.
Melhor carro considerado como o messias do prazer ao dirigir
O novo Mini ficou um pouco maior que o anterior, mas promete ser melhor de dirigir do que antes. Além disso todos gostam de dirigir um bom hatchback.
Pior acessório ou opcional
Motores 6 cilindros em linha tem naturalmente um belo ronco, a BMW não precisava simular o som do motor do M4. É possível desativar isso puxando um fusível, mas seria mais simples se o fabricante usasse menos material fonoabsorvente e um escape mais barulhento, afinal, o M4 é um esportivo e não um sedan para velinhos.
Melhor carro de fuga para um assalto a um banco
Para ser bem sucedido no assalto você vai precisar de espaço para os capangas e suas armas, espaço para o dinheiro e bom desempenho. O Charger SRT Hellcat oferece tudo isso, com 717 cv será moleza despistar a polícia. Mas faça isso em menos de 13 minutos pois essa é a autonomia do Hellcat em aceleração plena.
Melhor carro pra quem não gosta de carro
O Citroen C4 Cactus tem tudo que uma pessoa que não gosta de dirigir pode querer: não é grande, vem cheio de gadgets modernos, é econômico, prático e tem esses Airbumps nas laterais para evitar arranhões no seu e nos outros carros. Para quem precisa de um carro mas não gosta de ter um, o Cactus é uma ótima opção e pode até despertar um interesse por carros na pessoa.
Carro que saiu de linha em 2014 e vai deixar saudades
Era para o SLS AMG levar o premio aqui, mas o C63 AMG também saiu de linha e ambos foram os últimos carros a usar o motor M156 da AMG, por isso teremos dois vencedores nessa categoria. O M156 foi o primeiro motor inteiramente desenvolvido pela AMG e desloca 6,2 litros (o emblema 6.3 é uma homenagem ao motor M100 dos anos 60), sua potencia varia entre 503 cv e 631 cv, dependendo da aplicação. O ronco desse V8 aspirado pode ser considerado como um dos melhores já feitos.
Melhor som
O Hellcat levou essa
Melhor hot hatch
O Seat Leon Cupra 280 é um primo mais barato e mais potente do Golf GTi, o motor é um 2 litros turbinado que produz 280 cv e coloca o Cupra entre os carros de tração dianteira mais rápido de Nurburgring.
SUV do ano
Não é bem um SUV, é um jipe. O Troller T4 é um projeto brasileiro, apesar do motor de Ranger, e junto do Jeep Wrangler, o Land Rover Defender e do Lada Niva ele é um dos últimos carros focado no fora de estrada. Vida longa ao valente jipe nacional de fibra!
Melhor carro super luxuoso para árabes endinheirados
537 cv, 112 kgf·m e 305 km/h num carro de 2.684 kg. Números superlativos sempre agradam gente rica e o Bentley Mulsanne Speed é dono desses. Um sedan ultra luxuoso que consegue ser rápido como esportivos mais leves é algo notável.
Surpresa positiva do ano
Motor dianteiro transversal e tração dianteira é a configuração predominante entre os carros compactos atualmente. Mas nesse ano a Renault inovou lançando um novo Twingo com motor e tração traseiros, como nos antigos Gordini e Dauphine. Esse layout permite um aproveitamento mais inteligente do espaço na cabine, ajuda a arrancada em subidas, aumenta o ângulo de esterçamento das rodas e deve deixar o carro mais divertido de guiar. A plataforma do Twingo é compartilhada com a nova geração do smart fortwo.
Surpresa negativa do ano
Já era de se esperar que o Mini ficasse um pouco maior e mais pesado, mas um Mini que 4 portas não faz sentido. As portas extras facilitam a entrada num banco apertado recomendado apenas para crianças, praticidade nunca foi o ponto forte do Mini moderno e isso era bom pra ele.
Lançamento Mais importante do Brasil
Mais uma vez um compacto levará o troféu aqui. Dessa vez foi o novo Ford Ka, o popular foi desenvolvido no Brasil pensado para o nosso mercado, com espaço interno adequado para 4 adultos, 4 portas, versão sedan e vem bem equipado de série. O Ka estréia no Brasil o novo motor de 1 litro e 3 cilindros da Ford, que produz 85 cv, a outra opção é o 1,5 de 111 cv já usado no Fiesta.

Bem acabado, bem equipado, moderno, anda bem e é econômico. O consumidor só tem que comemorar com o novo Ka
Carro usado do ano
Como não tivemos supercarros híbridos lançados em 2014, criei essa categoria nova para premiar o carro que é a melhor opção de carro usado no momento. E o primeiro vencedor dela é o Chevrolet Astra. O carro médio da GM que veio para substituir o Kadett começou a ser feito no Brasil em 1999 e saiu de linha em 2011, durante esse tempo o único motor usado foi o tradicional Família II em versões de 1,8 litros 8 válvulas, 2 litros 8 válvulas e 2 litros 16 válvulas (cabeçote feito pela Lotus, por sinal), o cambio é manual de 5 marchas (caixa Getrag F18 ou F22 nos 16v) ou automático de 4 (caixa Aisin) e a carroceria pode ser hatchback de 2 ou 4 portas ou sedan de 4 portas. O Astra foi um carro que fez sucesso pela manutenção simples e bom desempenho, as versões mais interessantes são a CD com motor 16 válvulas, o esportivo GSI e luxuoso Elite. O preço varia entre R$ 12 mil (GL 1,8 1999) e R$ 30 mil (Advantage 2011), atenção com os primeiros GL, pois equipamentos triviais num carro médio como direção hidráulica e ar condicionado eram opcionais.
Carro do ano
E o prêmio mais disputado do ano vai para o… Dodge Challenger SRT Hellcat! O muscle car de 1.900 kg com motor Hemi de 717 cv e cambio manual de 6 marchas foi o carro mais inesperado de 2014 e certamente o mais radical. Ninguém precisa de um carro de 717 cv, mas a existência de um carro assim faz do mundo um lugar melhor, principalmente agora na era do politicamente e ecologicamente correto.
Como tu sabes, tenho uma preferência gigante por carros européiticos, mas o Hellcat merece a taça com louvor.
Num mundo minado por carros “verdes”, telas táteis cada vez maiores e tudo cada vez mais asséptico, o gato do inferno é um sopro de liberdade e ousadia.