Dirigindo Fusca

Foto: Paulo Lana Pires

Foto: Paulo Lana Pires

Tenho apenas três anos de carteira de motorista e o carro mais velho que tinha passado pela minha mão foi um Fiat Palio 1.0 2006. Todos os carros que já dirigi tinham direção assistida, acelerador eletrônico e embreagem hidráulica, itens que facilitam muito a vida do motorista. Há uma semana experimentei o lado cru dos automóveis quando um amigo do meu irmão me deixou dirigir o Fusca 1300 1974 dele.

As diferenças entre um Fusca e um carro moderno já começam na posição de dirigir, você fica mais perto do volante, os pedais são bem próximos e pivotados no assoalho, é bom não usar sapatos largos. As suas ações no trânsito precisam ser ainda mais planejadas, o cambio tem engates longos e os freios a tambor reduzem a velocidade sem pressa. A direção sem assistência não é pesada graças ao baixo peso do carro. Mas o que engana mais os motoristas acostumados com carros modernos é a embreagem. Sabe aquela trepidação que te ajuda a achar o ponto de acoplamento? O Fusca não tem essa trepidação, no começo eu deixava o carro morrer ou acelerava mais que devia. Tudo faz perceber o quanto os carros evoluíram para facilitar a vida do motorista.

Guiar o Fusca pela primeira vez não foi fácil pela falta de costume, mas conforme fui pegando o jeito vi que não era complicado. Eu gostei de dirigir o Fusca? Sim, muito, Teria um Fusca pra uso diário? Não, teria como hobby. Quero dirigir Fusca mais vezes? Com certeza.

Foto: Matheus Guimarães

Foto: Matheus Guimarães

Anúncios

2 comentários sobre “Dirigindo Fusca

  1. Pra vc ter idéia que eu batia 1000km diretão num fusca 1300 pédeboi de 1980, em 11 horas, enquanto vc dormia 🙂
    Trabalho duro, viu?
    Baianeiro!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s