Great news! O Sandero R.S. foi lançado e é um retorno dos hot hatches nacionais moderamente acessíveis! O Sandero R.S. é um Renault Sport legítimo, com a benção da matriz francesa. A genialidade dele foi no uso d peças da prateleira da marca, o motor F4R de dois litros e o cambio de 6 marchas são os mesmos do Duster e do Megane e o volante veio do Clio R.S. europeu. Mas o assunto hoje não é o Sandero. São outros carros nacionais que poderiam usar peças da prateleira para ficarem bem mais interessantes.
10: Renault Logan R.S.
Você gostou do Pandero Risos, mas tem família e apenas uma vaga na garagem? Essa poderia ser a solução para os seus problemas, o Logan é o sedan mais espaçoso da categoria e pesa pouco mais que o Sandero. A distribuição de peso mais equilibrada e a aerodinâmica do sedan poderiam até ajudar em alguns aspectos. E no final do dia continua sendo um sedan familiar, da pra convencer a patroa que é um carro sensato.
9: Chevrolet S10 V6
A S10 cabine simples é apenas vendida como veículo de serviço, com motor 2,4 flex ou 2,8 diesel. Porém caminhonetes não precisam ser usadas para o trabalho sempre, um veículo de tração posterior e traseira leve pode ser muito divertido pra andar de lado. O motor V6 3,6 Alloytec de 277 cv já é usado na TrailBlazer, então cabe sem marretadas na S10. Já o cambio deveria ser manual, talvez a caixa de 6 marchas usada no Camaro e no Holden Commodore, a GM consegue resolver isso. Uma nova S10 V6 daria continuidade na tradição das picapes GM de 6 cilindros que acabou com nas S10 Executive Vortec. Mas a GM também vende o Camaro aqui, será que rola uma S10 V8…
8: Honda Fit 1,8 ou 2 litros
No Japão existe um Fit RS, com aparência esportiva, mas o mesmo motor 1,5 das outras versões. A Honda Brasileira poderia jogar algum dos motores do Civic no seu hatch/minivan/carro de vó e oferecer de fábrica o que vários preparadores fazem no mundo todo. só não venha colocar a caixa automática do Civic!
7: Chevrolet Cruze 2,5
Já adianto que não gosto do Cruze. É muito pesado, coreano e matou o último Opel da GMB. Mas com um motor maior ele ficaria menos detestável. A S10 cabine dupla vem com um novo 2,5 EcoTec Flex de 206 cv, que faz a caminhonete andar mais que o Cruze 1.8. Esse motor é leve, feito de alumínio, e usado também no Cadillac ATS, no Chevy Malibu e no Impala, dando a eles um desempenho apenas ok. No Cruze hatch, menor e (pouco) mais leve esse EcoTec colocaria ele andando junto de concorrentes como o Peugeot 308 THP.
6: Toyota Etios 1,8 ou 2 litros
O Etios é um carro difícil de elogia, o design discutível e o painel central não causam uma boa impressão. Mas ele é leve, muito leve. O 1,8 do Corolla faria do Etios um foguetinho que ficaria pouco tempo enfeando o seu retrovisor.
5: Palio T-Jet
O Punto T-Jet já é um bom hot hatch, o 1,4 turbo da Fiat não faz feio nele. O que limita o Punto é o seu peso e o cambio de 5 marchas. Com o motor T-Jet no Palio a briga com o Sandero R.S. ficaria mais acirrada. Pense nele como um 500 Abarth acessível e mais prático.
4: Onix Track Day
Tava prontinho no Salão de São Paulo, um Onix com motor 1,8 do Cruze, até a aparência estava certa. Apenas fabrique ele GM!
3: Gol TSI
Não é o Gol AP 1,8 dos anos 90. O Up! é considerado por muitos como esportivo, mas não é. Dos VWs compactos o Gol seria o melhor cotado para virar um esportivo, por ser mais baixo que o Fox e por poder receber o 1,4 TSI que não cabe no cofre apertado do UP! Além disso o Gol tem uma longa tradição de GT, GTS e GTi, seria natural existir um novo Gol GTi. A primeira unidade na cor Azul Mônaco pro nosso colunista Pipo, por favor.
2: Peugeot 208 THP
Esse é tão simples que já existe na Europa, se chama 208 GTI. Mas o GTI tem 200 cv enquanto o THP Flex oferecido aqui tem 173. O nacional não seria tão rápido quanto o gringo, mas já daria muito trabalho para a concorrência local. Pare de perder tempo com o 2008 Peugeot! Foca no hot hatch!
1: Ford Fiesta Duratec
O Fiesta ST gringo usa um 1,6 EcoBoost de 200 cv que a Ford não oferece aqui. Mas temos o Duratec 2 litros flex de injeção direta e 178 cv no Focus, todo homologado para rodar aqui, é só ligar os pontos. E não esqueça da caixa manual no Fiesta. E no Focus também.
Todos deliciosamente interessantes e baratos de fazer, basta vontade dos fabricantes.
Ótima lista! E muito obrigado pela lembrança no caso do Gol. Lembrando que também poderia ser usado o 1.8 TSI que vai para o Jetta.
Por favor, encaminhe para as montadoras!!
Na FIAT poderia vir também um Uno Sporting com o 1.8 eTorq.
Sporting?! Nada… Com o 1.8 seria digno de chamar de 1.8R!
O que mais me deixou com vontade de explorar, foi o logan.
Sei lá, acredito que seria um swap bem equilibrado, muito divertido.
esse Onix tava perfeito mesmo, sacanagem não ser lançado
O 208 está a caminho, vai se chamar 208 GT como o apresentado no Salão do Automóvel, quando aos 200cv esse motor THP foi amansado para o nosso território qualquer chip de potência já trás de volta todos os pocotós de fábrica.
Palio T-jet já existe um, tem no instagram se não me engano @paliotjet.
Projetinho muito interessante