Continuando sobre os swaps, gostaria de lhes apresentar o meu favorito. Este é um Cadillac Fleetwood com motor de 500 pol³ (8,2 litros), montado por Matt Garrett. Gerrett é um colecionador de Dallas, Texas, apaixonado por Cadillacs e executou um projeto muito bem feito, com atenção em todos os detalhes.
O Cadillac que recebeu o swap foi escolhido a dedo: um Fleetwood Brougham D’Elegance 1980 completo, com pintura, teto de vinil e interior vermelhos. Esse Fleetwood veio de fábrica com o chassi comercial – geralmente destinados a virar limusine ou carro fúnebre – que saía de fábrica com suspensão reforçada, diferencial maior e de deslizamento limitado. O motor original era o big block 368 (6 litros) de míseros 140 cv, a caixa é a confiável Turbo-Hydramatic 400 de 3 marchas. Por vir de fábrica com opção de motor big block facilitou o swap, pois o 368 usa o mesmo bloco do 500.
Matt Garrett sonhava em fazer isso desde os anos 80, queria fazer um Fleetwood como a Cadillac deveria ter feito. O motor 500 de alta taxa de compressão foi preparado na Maximum Torque Specialist (MTS), uma oficina especializada no big block da Cadillac. Estima-se que a potencia seja de 500 cv e o torque 83 kgf·m, com uma marcha lenta lisa e sem problemas de temperatura típicos de motores preparados. A caixa TH400 original foi reformada e recebeu um conversor de torque reforçado. Com todo esse torque, apenas 3 marchas são o suficiente e o diferencial original do chassi comercial já é um dos melhores, tendo recebido apenas uma relação final mais longa. Para garantir mais confiabilidade foram instalados radiadores de óleo do motor e da transmissão, o radiador da água do motor veio de um caminhão guincho.
Pintura e acabamentos são originais, incluindo o raro teto solar, chamado pela Cadillac de Atro Roof. Para manter a aparência clássica e lidar com a potência esse Fleetwood recebeu rodas Cragar Star Wire15x8 e pneus Vogue, os maiores de banda branca encontrados. A suspensão do chassi comercial já é bem reforçada, mas Garrett adicionou molas do Caprice 9C1 na dianteira, barra estabilizadora maior, amortecedores KYB e moras a ar na traseira. O escapamento foi feito sob medida pela Joe’s Muffler e produz um ronco discreto, porém encorpado (palavras do dono, não temos vídeo).
Como anda essa barca? Rápido. Muito rápido. Matt levou o carro para uma pista de arrancada e fez o quarto de milha em 12,92s. O dono alega que o Caddy anda na frente de seu Corvette ZR-1 1995 até 100 km/h. Antes que alguém venha fazer piadinhas, o consumo é de 5,1 km/l rodando na maciota. Um carro diarista sensato.
Eu detesto carros da Malaise Era, mas esse eu teria sem nenhum senão.