Um pouco mais de swap

80CAD-09HR

Continuando sobre os swaps, gostaria de lhes apresentar o meu favorito. Este é um Cadillac Fleetwood com motor de 500 pol³ (8,2 litros), montado por Matt Garrett. Gerrett é um colecionador de Dallas, Texas, apaixonado por Cadillacs e executou um projeto muito bem feito, com atenção em todos os detalhes.

O Cadillac que recebeu o swap foi escolhido a dedo: um Fleetwood Brougham D’Elegance 1980 completo, com pintura, teto de vinil e interior vermelhos. Esse Fleetwood veio de fábrica com o chassi comercial – geralmente destinados a virar limusine ou carro fúnebre – que saía de fábrica com  suspensão reforçada, diferencial maior e de deslizamento limitado. O motor original era o big block 368 (6 litros) de míseros 140 cv, a caixa é a confiável Turbo-Hydramatic 400 de 3 marchas. Por vir de fábrica com opção de motor big block facilitou o swap, pois o 368 usa o mesmo bloco do 500.

80CAD-13HR

Matt Garrett sonhava em fazer isso desde os anos 80, queria fazer um Fleetwood como a Cadillac deveria ter feito. O motor 500 de alta taxa de compressão foi preparado na Maximum Torque Specialist (MTS), uma oficina especializada no big block da Cadillac. Estima-se que a potencia seja de 500 cv e o torque 83 kgf·m, com uma marcha lenta lisa e sem problemas de temperatura típicos de motores preparados. A caixa TH400 original foi reformada e recebeu um conversor de torque reforçado. Com todo esse torque, apenas 3 marchas são o suficiente e o diferencial original do chassi comercial já é um dos melhores, tendo recebido apenas uma relação final mais longa. Para garantir mais confiabilidade foram instalados radiadores de óleo do motor e da transmissão, o radiador da água do motor veio de um caminhão guincho.

80CAD-15HR

Pintura e acabamentos são originais, incluindo o raro teto solar, chamado pela Cadillac de Atro Roof. Para manter a aparência clássica e lidar com a potência esse Fleetwood recebeu rodas Cragar Star Wire15x8 e pneus Vogue, os maiores de banda branca encontrados. A suspensão do chassi comercial já é bem reforçada, mas Garrett adicionou molas do Caprice 9C1 na dianteira, barra estabilizadora maior, amortecedores KYB e moras a ar na traseira. O escapamento foi feito sob medida pela Joe’s Muffler e produz um ronco discreto, porém encorpado (palavras do dono, não temos vídeo).

80CAD-11HR

Como anda essa barca? Rápido. Muito rápido. Matt levou o carro para uma pista de arrancada e fez o quarto de milha em 12,92s. O dono alega que o Caddy anda na frente de seu Corvette ZR-1 1995 até 100 km/h. Antes que alguém venha fazer piadinhas, o consumo é de 5,1 km/l rodando na maciota. Um carro diarista sensato.

Anúncios

Um comentário sobre “Um pouco mais de swap

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s