Revhead Theater: A última limusine russa

Dokumentalnyj_film_Poslednij_limuzin_2013

Durante o período da Guerra Fria a indústria automotiva russa era fechada, todos carros eram feitos com um propósito e não tinha espaço para coisas supérfluas: os Ladas, Moskvitch, ZAZ e outros compactos eram carros simples para o povo, o GAZ Volga era um sedan para trabaho, o GAZ Chaika era para os funcionários de alto escalão, os jipes UAZ eram veículos militares e a ZiL fazia caminhões para transportar cargas e uma limusine de luxo para funcionários de escalão mais alto que os donos de Chaika e chefes do estado. Tem mais fabricantes russos e pretendo aprofundar mais sobre ele no futuro, mas hoje vamos falar dos carros ZiL.

Avtomobilnoe Moskovskoe Obshchestvo – Zavod imeni Likhachova (Sociedade Automotiva Moscou – Planta de Likhachov), a AMO ZiL, foi fundada em Moscou em 1916 e começou com um plano de fazer caminhões Fiat sob licença. A Revolução de Outubro e a guerra civil russa atrasaram os planos e o primeiro caminhão só foi fabricado em 1924. Em 1936 começou a ser feito na planta ZiS a primeira limusine, o ZiS-101, com estilo inspirado nos carros da Buick e com um enorme motor de 8 cilindros em linha e 5,8 litros.

zis_101_opytnyj_1

Stalin com chefes da ZiL e seus ministros ao lado do primeiro ZiS-101

O ZiS 101 foi sucedido pelo 110 em 1946, que era uma engenharia reversa do Packard Eight, em 1956 o 110 passou a ser feito na planta da ZiL junto dos caminhões. Em 1958 veio o ZiL 111, também inspirado nos Packard e com um novo motor V8 de 6 litros acoplado a uma transmissão automática de duas marchas bem parecida com a PowerFlite da Chrysler. Só em 1967 que veio a primeira limusine ZiL com estilo original, o 114, que teve o deslocamento do motor aumentado para 7 litros para poder fazer esse monstro de 3 toneladas se mover e o bloco do V8 passou a ser feito de alumínio. Em 1978 saiu a penúltima versão da limusine soviética, o ZiL 4104, agora com motor de 7,7 litros.

1985 saiu a última versão desse monstro soviético: o ZiL 41047, que era uma evolução do modelo anterior. Ele era oferecido em versões sedan de 4 portas e 5 lugares e limusine de 7 lugares, com versões especiais como conversível e carro fúnebre feitas por encomenda. Mecanicamente não mudou, o V8 7,7 de 315 cv continuou o mesmo assim como a caixa automática de 3 marchas, o que fazia esse mamute atingir 190 km/h de velocidade máxima e fazer de 0 a 100 km/h em 12 segundos. É mais rápido que um Hyundai Veloster! Com a queda da União Soviética o 41047 continuou sendo oferecido, mas os poderosos russos preferiam carros ocidentais como Mercedes e BMW. Com poucos carros feitos a ZiL parou de receber pedidos em 2002, passando a focar apenas nos caminhões.

Em 2009 foi recebido um pedido de 5 conversíveis para a Parada da Vitória na Praça Vermelha, a ZiL os fez com a mesma mecânica e estilo antigos, porém com algumas atualizações como os faróis modernos e interior redesenhado. Na última hora, com os carros já prontos, o pedido foi cancelado em favor de outros conversíveis feita pela empresa Atlant-Delta. Esses conversíveis da Atlant-Delta usavam carroceria de sedans 41047 modificadas e colocadas em chassis de caminhonete da General Motors, com motor V8 Vortec de 6 litros e caixa automática Allison.

A ZiL fechou as portas em 2012, sua grande fábrica em Moscou foi demolida e no lugar foram construídos edifícios residências.

Esse documentário dirigido por Daria Khlestkina mostra os últimos dias da fábrica, a partir do momento que começaram a fazer os conversíveis para a Parada, mostrando a rotina dos funcionários e a construção do carro. Essa é uma versão reduzida do filme que foi ao ar na Al Jazeera e tem legendas em inglês

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s